O Ministério da Saúde realizará neste sábado, 18, o chamado Dia D de vacinação contra sarampo e pólio (paralisia infantil). Postos de saúde de todo o país funcionarão em horário comercial para atender crianças acima de 1 ano e menores de 5 anos, independentemente da situação vacinal e do número de doses já recebidas.
A campanha, que teve início no último dia 6 e segue até 31 de agosto, tem a meta de imunizar 11,2 milhões de crianças, chegando a 95% de cobertura vacinal para essa faixa etária, de acordo com a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Contudo, os postos de saúde registraram uma baixa adesão de pais e responsáveis à campanha. No início desta semana, o Ministério emitiu um alerta de que 84% das crianças ainda não haviam sido vacinadas.
Até o momento, os dois estados com melhor cobertura vacinal são Rondônia (45,01% para a pólio e 43,84% para o sarampo) e São Paulo (28,35% para a pólio e 27,91% para o sarampo). Entre os estados com menor cobertura estão Amazonas (3,23% para pólio e 3,24% para sarampo) e Roraima (4,98% para a pólio e 3,60% para o sarampo).
Atualmente, o país enfrenta surtos de sarampo no Amazonas, com 910 casos confirmados e 5.630 em investigação, e em Roraima, com 296 casos confirmados e 101 em investigação.
Se você possui filhos ou netos entre 1 e 5 anos, não deixe de participar do Dia D de vacinação contra sarampo e pólio. O sarampo pode matar!
Fonte: Instituto Mongeral Aegon