Nos dias 28 de junho e 12 de julho, a tripulação do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM) e os funcionários do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS/AMN) refletiram sobre os riscos das drogas por meio das Oficinas de Sensibilização “Caminhos do Craquelê e “Conversando sobre drogas”, respectivamente. As ações são parte integrante do Projeto de Prevenção ao abuso de álcool e outras drogas.
Ambos encontros ocorreram no auditório do SASM e foram ministrados pela psicóloga Rita de Cássia Soriano Barcellos, do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (Centra-Rio). No entanto, o primeiro evento contou com a apresentação do terapeuta ocupacional João Antônio dos Santos Neto, também do Centra-Rio.
Para dimensionar os perigos do crack, “Caminhos do Craquelê’ se utilizou de uma analogia à pintura artesanal em craquelê e os efeitos da droga na vida do usuário. O craquelê utiliza verniz e tinta, que, ao secar, cria fissuras diferentes no objeto trabalhado. Essas fissuras são o ponto principal do debate da oficina, que leva à reflexão sobre os problemas na vida das pessoas e como elas podem raciocinar através da arte, tirando o foco dos entorpecentes.
Em “Conversando sobre drogas” foram utilizados recursos audiovisuais e realizadas atividades práticas em grupo com viés reflexivo. Tal metodologia impactou o público sobre a importância do tema apresentado e ao mesmo tempo disseminou a informação.
Para desmistificar o tema da dependência química, os encontros objetivaram sensibilizar e orientar os participantes sobre os aspectos que envolvem o fenômeno do uso e abuso de drogas por meio de informação, orientação e apoio aos militares e funcionários civis. Outro objetivo foi promover a integração e conhecimento da Família Naval sobre as práticas deste Serviço, realizando um trabalho de reflexão sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas.