Em parceria junto ao Abrigo do Marinheiro (AMN), a Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM) promoveu, nesta sexta-feira (26/02), o 1º Centro de Estudos de Assistência Social (CEAS) com a palestra sobre o tema “Guarda Compartilhada” para cerca de 50 pessoas, entre advogados, assistentes sociais e psicólogos do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM). Ministradas pela Juíza de Direito Denise Capiberibe e a Psicóloga Aurilene Cristina dos Passos, o evento contribuiu para o aperfeiçoamento do auxílio prestado à família naval referente à guarda dos filhos.
A partir da ótica de suas respectivas áreas, as palestrantes abordaram pontos como as modificações socioculturais ao longo do tempo, as considerações da criança envolvida no processo, a participação colaborativa dos responsáveis na rotina da criança, entre outros, que impactam diretamente no processo de guarda compartilhada. Além disso, desmistificaram a definição deste termo. “A guarda compartilhada significa que ambos serão responsáveis sobre as decisões dos assuntos inerentes aos filhos, como educação, os valores etc”, explica a Juíza Denise Capiberibe. “Para haver a guarda compartilhada na prática, o consenso e o diálogo entre as partes é fundamental, sempre baseados na maternidade e paternidade”, complementa a Psicóloga Aurilene Cristina.
Gerente Social do AMN, a CMG (RM1-T) Rosangela Alevato enfatizou a importância da palestra para os Órgãos de Execução Social (OES). “Uma das funções da área assistencial militar é assessorar as famílias que estão passando por uma separação e a consequente guarda dos filhos. É um processo difícil, acima de tudo para as crianças. O nosso pessoal, bem preparado, pode ajudar e muito até chegar ao âmbito judicial”.
Ao final da palestra, fora aberto um debate para a participação do público. O saldo positivo da iniciativa pode incentivar outros encontros futuramente, de acordo com a CMG (RM1-T) Rosangela Alevato. “Tendo novas solicitações deste porte, o Abrigo do Marinheiro vai procurar contribuir da melhor forma para viabilizar outras palestras”, destaca.