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ESTUDO APONTA ALTA INFLEUNCIA DA OPINIÃO ONLINE NAS COMPRAS 
Uma pesquisa da rede social ShareThis e do Paley Center for Media mostrou que compartilhar opiniões na internet, como recomendações de produtos nas redes sociais, influenciam mais nas decisões dos consumidores do que o preço e a marca, pesando tanto quanto o boca a boca. 
As indicações online de um produto ou serviço podem contribuir para aumentar em 9,5% o preço que os consumidores estão dispostos a pagar para obtê-lo, explica o estudo. Em contrapartida, as opiniões negativas podem diminuir em até 11% as probabilidades de compra. Segundo a análise, as recomendações permitem aos fabricantes e distribuidores cobrar mais caro por seus produtos.
O impacto das opiniões na rede podem representar menos de um dólar para os produtos de alimentação, até 30 dólares para os aparelhos de alta tecnologia, chegando a 9.000 dólares para um carro, por exemplo, que mostra a real influencia da internet no dia a dia das pessoas.
O estudo classificou as avaliações por e-mail ou redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn, assim como recomendações mão a mão, boca a boca e críticas profissionais. 
O diretor geral da ShareThis, Kurt Abrahamson, chamou a atenção para o fato de que as empresas devem sempre se preocupar em não manipular o conteúdo nem as recomendações, porque os consumidores poderiam usá-las contra os produtos.
"A opinião deve ser autêntica", avalia Abrahamson. "Os canais de socialização devem ser habilitados, mas qualquer tentativa de manipulação acarreta o risco de provocar uma reação negativa". enfatiza.
Fonte: Exame

Uma pesquisa da rede social ShareThis e do Paley Center for Media mostrou que compartilhar opiniões na internet, como recomendações de produtos nas redes sociais, influenciam mais nas decisões dos consumidores do que o preço e a marca, pesando tanto quanto o boca a boca. 

As indicações online de um produto ou serviço podem contribuir para aumentar em 9,5% o preço que os consumidores estão dispostos a pagar para obtê-lo, explica o estudo. Em contrapartida, as opiniões negativas podem diminuir em até 11% as probabilidades de compra. Segundo a análise, as recomendações permitem aos fabricantes e distribuidores cobrar mais caro por seus produtos.

O impacto das opiniões na rede podem representar menos de um dólar para os produtos de alimentação, até 30 dólares para os aparelhos de alta tecnologia, chegando a 9.000 dólares para um carro, por exemplo, que mostra a real influencia da internet no dia a dia das pessoas.

O estudo classificou as avaliações por e-mail ou redes sociais como Facebook, Twitter, Pinterest e LinkedIn, assim como recomendações mão a mão, boca a boca e críticas profissionais. 

O diretor geral da ShareThis, Kurt Abrahamson, chamou a atenção para o fato de que as empresas devem sempre se preocupar em não manipular o conteúdo nem as recomendações, porque os consumidores poderiam usá-las contra os produtos.

"A opinião deve ser autêntica", avalia Abrahamson. "Os canais de socialização devem ser habilitados, mas qualquer tentativa de manipulação acarreta o risco de provocar uma reação negativa". enfatiza.

Fonte: Exame