Pular para o conteúdo principal

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Abrigo do Marinheiro e o Instituo L'Oréal Profissionnel proporcionaram um momento de beleza para as Militares e Servidoras Civis da Marinha. A parceria foi iniciada por intermédio do contato feito por Karina Flores, estagiária de Recursos Humanos da Divisão de Produtos Profissionais com o AMN, viabilizando o sorteio de três tratamentos capilares para as convidadas da cerimônia realizada no último dia 10, no Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM). 

Com a proposta de formar novos cabeleireiros e manicures, através de cursos de capacitação com orientação e supervisão de especialistas, o Instituto L'Oréal Profissionnel visa instruir, incentivar e acompanhar a evolução dos alunos para que, através do uso dos conhecimentos adquiridos, estes estejam aptos a atender de forma adequada, a proteger a saúde e a integridade dos clientes.

Coordenador da unidade Centro do instituto, Antônio Moura ratifica que, além de todo o processo de capacitação dos alunos, o curso também os instrui a como comercializar os produtos da empresa, pois muitos tratamentos feitos no salão necessitam de acompanhamento domiciliar. “A maioria dos profissionais do mercado se preocupa apenas com o trabalho no local”, analisa.

Para ingressar na formação, há uma espécie de processo seletivo, onde os interessados efetuam a pré-inscrição no site do instituto. Posteriormente, este será chamado para uma entrevista que o deixará por dentro dos conceitos e da metodologia do trabalho.

O processo é dividido em três etapas: teorias em sala de aula, práticas em cabeça de bonecas e finalizando em modelos voluntárias.  A primeira parte do curso é dividida em oito módulos, onde será avaliado a teoria, a prática, comprometimento e comportamento que, combinadas, necessitam dar uma média igual ou superior a sete. A segunda fase consiste em atividades no salão-escola para que os aprendizes se habituem ao local de trabalho e efetuem todos os passos necessários em um atendimento, desde a recepção do cliente até o diagnóstico do cabelo e o uso do produto adequado, sempre supervisionado por um instrutor. 

Novos projetos

Antônio Moura diz que a iniciativa de conceder o tratamento capilar para as mulheres da MB pode ser o primeiro passo para a definição de uma parceria que proverá novos benefícios para a Família Naval. “Ações sociais, como incursão de alunos nas OM, por exemplo, é possível, pois será bom tanto para os nossos aprendizes quanto para as beneficiadas.” 

Dentre várias possibilidades, há também o interesse de se firmar um acordo no qual o AMN forneceria modelos voluntárias para o aprendizado dos alunos e o Instituto L'Oréal Profissionnel inseriria usuários dos projetos sociais da Marinha para participar da seleção de ingresso no curso, passando por todas as etapas necessárias para realização das atividades. Todavia, essa proposta ainda terá que ser analisada e aperfeiçoada, se necessário, pela diretoria da empresa para que o projeto siga o molde internacional da instituição.