Pular para o conteúdo principal

Depois de duas semanas de atividades, a Colônia de Férias do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro chegou ao fim na última sexta-feira, 24, com entusiasmo e sentimento de dever cumprido. A festa de encerramento foi realizada na Casa do Marinheiro, bairro da Penha, e contou com a presença das crianças atendidas, com seus respectivos pais, e de toda equipe responsável pelo projeto.

Uma das coordenadoras da Colônia, Catherine Victoria explica que o tema da Colônia “Brasil, meu Brasil brasileiro” teve como objetivo falar do Brasil e suas regiões e culturas, de forma lúdica, para facilitar o aprendizado das crianças, além de oportunizar as crianças e adolescentes a vivenciar ações educativas, com incentivo às práticas esportivas e cooperação, com foco na Copa do Mundo de 2014.

Rosane Carvalho Lins, esposa de militar e mãe de colonin, fala que o evento foi ótimo, desde a recepção até a festa de encerramento e mostra empolgação para os próximos anos: “É o quinto ano que meu filho participa. Ele vai fazer 11 anos, então ainda tem dois anos de Colônia pela frente”.  Já Clara, de 12 anos, conta que a sensação foi a mesma dos anos anteriores: “Como sempre, foi muito bom“. Pai da menina,  o Suboficial Agnaldo,  enaltece o trabalho realizado pela equipe da Colônia, mas lamenta a despedida da filha, que participou pela última vez: “Todo ano minha filha participa, uma pena que ela completa 13 anos em 2014, então não poderá frequentar nas próximas edições”.

Os depoimentos ratificam o sentimento da Gerente de Projetos Sociais do AMN, Kátia Cilene, que se mostrou satisfeita com o resultado das atividades e destacou a importância da Colônia na vida dos jovens: “Pude perceber a empolgação dos pais e, principalmente, das crianças. Eu fui colonin e levanto essa bandeira porque é um momento de fazer novas amizades, aprender e se desligar um pouco desse mundo de internet“.

Psicóloga e também organizadora da Colônia de Férias, Tatiana Edges afirma que o resultado do trabalho é expresso nos rostos das crianças e já projeta a Colônia do ano que vem: “Elas se divertiram, aproveitaram, mas também aprenderam, envolveram os pais na parte educativa. Isso mostra que o saldo é bastante positivo. Esperamos o mesmo sucesso da filosofia de trabalho desse ano em 2015”. Em nome de toda a equipe, Tatiana fez questão de parabenizar todos os envolvidos no projeto: “Agradecemos aos profissionais que desempenharam um ótimo trabalho, às crianças e aos pais que confiaram na equipe. Isso premia o esforço que é feito para tudo acontecer. Ano que vem tem mais”, conclui.