O Brasil é um dos países que mais investe no mercado da beleza, não apenas na estética feminina, mas também nos cuidados com o público masculino. Aproveitando o bom momento deste ramo e pensando na importância de preparar os marinheiros recrutas para inserção no mercado de trabalho e possibilitar a geração de renda deles após Licenciamento do Serviço Ativo da Marinha (LSAM), o AMN em Manaus, por meio do Projeto Capacitar, com apoio da Seccional VCB Manaus, ofereceu no mês de agosto um curso de Barbearia básica a 10 militares do Com9°DN que prestaram um bom serviço à nação.
Foram 40h de muito conhecimento, onde os militares aprenderam com o Professor voluntário André Monte a importância da biossegurança na profissão, a identificar tendências, além de aprimorar a técnica praticando muito. Essa profissão permite o trabalho de forma autônoma com retorno imediato, ou, ainda, ser contratado como assistente em barbearias já consagradas. Dentre as vantagens estão a flexibilidade de horário, uma vez que é possível montar a própria agenda, e a possibilidade de aumentar o seu networking através dos seus clientes.
Alguns marinheiros deram relatos emocionantes sobre o curso, um deles foi o MN RC Rivaldo que disse: "Embora tenha sido um curso rápido (apenas duas semanas), aprendi muitas coisas que levarei para a vida. Agradeço ao DRAMN-MA e à VCB Manaus pela oportunidade". Já o MN RC Arthur Lêdo declarou: "Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao AMN pela oportunidade de participar do curso de barbeiro. A experiência foi extremamente enriquecedora e contribuiu significativamente para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. A qualidade do conteúdo e a paciência do professor André foram extremamente importantes para o nosso desenvolvimento, não somente na barbearia, mas também na visão de empreendedorismo".