Pular para o conteúdo principal

A Gerência de Projetos Sociais do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro (DSS/AMN) promoveu o I Encontro de Integração da Assistência Social* Tecendo Redes entre o AMN e a MB. Sediado no Serviço da Assistência Social da Marinha (SASM), o evento ocorreu na última quarta-feira (30/07) e contou com a presença de profissionais de Serviço Social e respectivos encarregados de Órgãos de Execução do SAIPM (OES) na área do Rio de Janeiro. O foco do encontro foi articular, promover e estreitar a parceria existente entre o Abrigo e a Marinha, que tem em comum o público assistido: a “Família Naval”.

A Gerente de Projetos Sociais, Sra. Kátia Cilene, ressaltou a importância do trabalho da Rede Social na Assistência à família e dilucidou o tema do encontro. "É importante mostrarmos o valor do 'Espírito de Corpo", de trabalhar em conjunto traçando estratégias para busca de elementos que contribuam na qualidade e legitimidade das ações da Assistência Social buscando transformações e novas articulações. Precisamos tecer redes".

Recheada de exemplos práticos, a apresentação da Gerente destacou que no caso de movimentação da Família Naval para outro Estado (Distrito Naval), por exemplo, a mudança de residência não significará o fim da “situação social” que os aflige. “A integração entre os OES nos demais Distritos Navais por meio dos Departamentos Regionais do AMN (DRAM) permitirá a continuidade dessa Assistência às famílias”, relata. 

O AMN e seu mar de facilidades

A convite da Gerência de Projetos, o Assessor de Comunicação e Marketing do AMN expressou aos presentes o objetivo do trabalho realizado pela Associação, tendo em vista que ainda há militares e servidores civis que desconhecem a iniciativa ou confundem com a Casa do Marinheiro, por exemplo. “É importante que as pessoas façam essa diferenciação. A Casa do Marinheiro, na Penha, é uma Área Recreativa Esportiva e Social (ARES) gerenciada pelo Abrigo do Marinheiro”, destacou o comunicólogo.

Durante o pronunciamento, Henrique Rodrigues fez questão de evidenciar a gratuidade da associação e a gama de benefícios oferecidos à Família Naval. “O associado só tem a ganhar. Não há cobrança de mensalidade, anuidade ou qualquer coisa do tipo. O que de fato existe é a vantagem de descontos em restaurantes, farmácias, instituições educacionais, além de preços diferenciados para adesão a diversos Seguros e/ou Plano de Saúde. Estamos trabalhando para que os benefícios aumentem progressivamente”, finaliza.

Recordações de uma tarde produtiva

Antes do coffe-break oferecido, os participantes foram contemplados com brindes do AMN que incluíam ecobagg, bloquinho, caneta, pasta e um chaveiro com nó de Marinheiro, exclusivamente confecccionado pela Gerência de Projetos para o evento.

Finalizando o Encontro, as senhoras Tatiana Medina e Claudia Romão, membros da equipe da Gerência de Projetos Sociais, propuseram a leitura da mensagem final, texto “Razão de Dois” de Moacyr Sacramento, o Moa, cujo fragmento diz: “Se eu te ajudo, não me ajudes, ajuda a dois lá na frente. Não aceite que te ajudem; que ajudem quatro pra frente”.

 

*A Assistência Social se caracteriza pelo atendimento através da realização de serviços, programas e projetos. Em nosso caso, voltados a proteção social básica, de forma continuada, permanente e planejada, dirigidos as famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidades e risco social e pessoal, de forma gratuita e conforme preconizado na LOAS, Lei Orgânica da Assistência Social.