Na manhã da última quinta-feira (05/02), a Gerência de Projetos Sociais do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro convidou os diretores das instituições conveniadas aos Projetos Creche e Educação para assinarem o contrato de renovação da parceria, com vigência de dois anos. O encontro teve o propósito de cumprir o protocolo de assinaturas de contratos e apresentar a proposta de trabalho implantado por esta Gerência.
Após a palavra da Vice-Diretora Departamental, CF(T) Regina Boanerges, a Gerente de Projetos Sociais, Kátia Cilene deu boas-vindas aos presentes e apresentou sua equipe de trabalho multiprofissional composta pelas Assessoras de Projetos Sociais Tatiana Medina (Psicóloga) e Cláudia Romão Rocha (Pedagoga); as Assistentes Sociais Ana Lúcia Gomes, Fernanda Lima, Melissa Monteiro e sua equipe de apoio administrativo: Ana Calixtrato e Dyego Restel.
A Gerência de Projetos Sociais entende que a Educação, que orienta o planejamento e as ações desenvolvidas nos Projetos, deve ser compreendida de forma ampliada e não restrita a escola. A ideia de valorizar e estreitar o contato pessoal entre os parceiros foi uma das propostas da reunião, pois, de acordo com a gerência, o trabalho em conjunto tem como resultado a melhoria do serviço oferecido às crianças e adolescentes. “Temos uma interação que viabiliza maior proximidade com os donos das creches e escolas para resolver algumas questões. Hoje, aliás, nossa proposta de trabalho foi passada de igual modo a todos”, relata a Gerente de Projetos Sociais, Kátia Cilene.Complementando a fala da Gerência, Cláudia Romão Rocha, destacou também a importância de realizar visitas técnicas as instituições. Sempre com o intuito de aproximar e intensificar as relações entre os parceiros. “O propósito não é apenas fiscalizar. A proposta de ir às escolas e creches é trocar conhecimentos, experiências e verificar em que podemos melhorar”, evidencia.
Clarice Cardoso, diretora do Convivendo Creche, reitera a relevância dos encontros pessoais para tratar de assuntos pertinentes à parceria. “Esse contato mais próximo, colabora para um melhor desenvolvimento do trabalho em prol das crianças. Além disso, nos mostra quem está do outro lado da linha. É importante ter o contato visual. O encontro foi muito bom”, avaliou a diretora.
Outro ponto destacado pela Gerente de Projetos Sociais foi o fato de os donos das instituições também se conhecerem. “Temos creches e escolas que estão situadas na mesma região. Os donos e diretores destas, se conhecendo pessoalmente, podem criar uma rede, além da possibilidade de suas propostas sócio pedagógicas se complementarem, facilitando a transição de um usuário da Educação Infantil para o Ensino Fundamental sem a intervenção de nossa Instituição”, finaliza Kátia Cilene.