Entre os dias 6 e 8 de Outubro, o Abrigo do Marinheiro marcou presença no IV Fórum de Serviço Social na Educação, promovido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) – campus Franca/SP. Representado pela Gerência de Projetos do Departamento de Serviços Sociais (DSS), o evento propiciou espaços de reflexão e socialização de conhecimento referente à Política de Educação e os movimentos sociais em defesa de uma educação de qualidade, laica, gratuita e para todos.
Crendo que o aprimoramento profissional contribui para a melhoria no atendimento e na proposição de avanços para o DSS, a Gerente de Projetos Sociais, Kátia Cilene, validou sua participação na troca de experiências de um comprometimento político orientado pela educação e sua função social. “Os ganhos nesse evento foram fundamentais para articular uma nova proposta de trabalho, sistematização e consolidação de práticas efetivas para toda a equipe multiprofissional nos Projetos Sociais”, entende a Assistente Social, que teve a companhia da funcionária Melissa Monteiro, doutora em Serviço Social.
Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre o Serviço Social na Área da Educação (GEPESSE) e Coordenadora do curso de Pós-graduação em Serviço Social da UNESP/Franca, a doutora Eliana Bolorino Canteiro Martins em conjunto com o doutor Ney Luiz Teixeira de Almeida, coordenador do curso de Pós-graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e integrante do grupo GEPESSE, coordenaram o IV Fórum de Serviço Social na Educação e deram início ao evento.
Professor de Filosofia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ivo Tonet contribuiu com o tema “Educação enquanto categoria ontológica e a política de educação”. Outro destaque foi a mesa redonda “Educação, trabalho e serviço social”, com Ney Teixeira de Almeida. O encontro teve ainda apresentações de trabalhos científicos em diferentes eixos temáticos, oficinas e minicursos, debates com a presença de movimentos sociais ligados à defesa da educação, assim como programação cultural.
Entendendo que o núcleo fundamentador das atividades desenvolvidas nos Projetos Sociais do AMN é a Educação, o Diretor do DSS, Sergio Guimarães Filho, endossou a participação da GPS no Fórum em razão do primor e fortalecimento do exercício profissional, no âmbito da política da Educação, e no lapidar da relação com Instituições de Ensino e Família Naval.