Pular para o conteúdo principal

Depois de cinco dias na Casa do Marinheiro de 20 a 24 de julho, a 2ª Colônia de Férias do Abrigo do Marinheiro arrumou as malas e atravessou a cidade do Rio de Janeiro com destino à São Gonçalo. Entre 27 a 31 de julho, a Área Recreativa Esportiva e Social (ARES-SG) recebeu 101 crianças e repetiu o bom resultado do trabalhado desempenhado na semana anterior, na Penha. Ao todo, esta edição atendeu 247 dependentes de militares e servidores civis da Marinha.

Apesar do número expressivo de participantes, foi a primeira vez que a colônia de férias foi realizada na ARES-SG - a 1ª Colônia de Férias do AMN teve atividades apenas na Casa do Marinheiro -, fato que gerou receio nos organizadores. “Ficamos um pouco preocupados com alcance que teríamos aqui em São Gonçalo, por ser a primeira vez e pela localidade não ser de fácil acesso”, afirma a CF (RM1-T) Rosangela Coutas, organizadora da colônia. 

O temor, no entanto, desapareceu a partir do início das inscrições. Os motivos que pareceriam empecilhos se tornaram brandos diante da confiança e credibilidade da colônia. “A distância era um fato que nos preocupava, mas temos famílias que se deslocaram de Itaboraí, até de Maricá (cerca de 40km distante e quase uma hora de viagem)”, atesta Ednaldo Gomes, colaborador da Colônia e assessor administrativo do Projeto Adolescer em São Gonçalo.

O esforço dos pais tem explicação, segundo Ednaldo. “A família naval residente nesta região não tinha acesso às colônias realizadas pelo Abrigo nem pela Marinha. A DHN (Diretoria de Hidrografia e Navegação), em Niterói, até elaborava uma, mas restrita aos militares e servidores civis ativos naquela OM. A Colônia de Férias era uma necessidade para ARES-SG”. 

Diante do “surpreendente” retorno da Colônia, adjetivo empregado pela própria CF (RM1-T) Rosangela Coutas, o sentimento de felicidade é explicito no semblante dos organizadores, inclusive pelos depoimentos das crianças. Julia Goulart, de 14 anos, é autora de um destes. “Estou gostando muito da Colônia”, afirma. Ao ser perguntada sobre a atividade preferida, nem soube responder. “São muitas, gosto de todas. Sei que fico tão cansada quando chego em casa que só penso em dormir”, garante. 

Encerramento

Depois de mais cinco dias de atividades, a 2ª Colônia de Férias do AMN encerrou os trabalhos na ARES-SG, na última sexta-feira (31/07). Com a participação dos pais, a confraternização contou com apresentações musicais das crianças e do teatro de fantoches “É o Bicho”, da FanFarra Produções. 

Ressaltando a importância do trabalho em conjunto, a CF (RM1-T) Rosangela Coutas enalteceu o empenho dos recreadores e da equipe de apoio, constituída de funcionários do Projeto Adolescer. Sem falar no buffet, muito elogiado pelas crianças. “Gostei muito da comida. Foi o que mais gostei da Colônia”, atesta Carolina Conrado, de 12 anos, que também elogiou o slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita nylon estreita e flexível).

Contente com a presença da colônia na região, Jorge Alberto, pai de Raquel Emanuelle, 6, Samuel Bonfim, 7, e Gabriel Bonfim, 10 anos, aprovou a organização e fez questão de pedir que a colônia do Abrigo do Marinheiro continue atendendo a população de São Gonçalo e adjacências. “É importante para as nossas crianças participarem de iniciativas como esta. Em janeiro, estarei na fila para inscrever os meus filhos novamente”, adianta o extrovertido Jorge Alberto.

Simbolizando o agradecimento dos pais, Juliana Ferreira fez questão de confeccionar um bolo especialmente em homenagem aos organizadores. O fato da colônia suprir a falta de oportunidades de integração para crianças na região de São Gonçalo cativou a mãe de João Miguel, de 7 anos. “Fiz o bolo de coração. Foi minha forma de agradecer por tudo de bom que proporcionaram ao meu filho nesta semana. Ele adorou”, comenta.

Com o aval dos pais e das crianças, a Colônia de Férias mira voos maiores nas próximas edições. “Tivemos mais de 100 crianças participando logo na primeira colônia na ARES-SG e a nossa expectativa é que nos outros anos este índice aumente cada vez mais”, projeta. 

A edição de 2016, inclusive, já tem data marcada: entre os dias 18 e 27 de janeiro a ARES-SG receberá a 3ª Colônia de Férias do Abrigo do Marinheiro e a concorrência pelas vagas promete ser acirrada.