APRENDIZADO É MAIS EFICIENTE COM PAPEL E CANETA
A tecnologia trouxe muitas facilidades para as pessoas, inclusive na rotina acadêmica, nas pesquisas de conteúdos principalmente. Todavia, um estudo realizado pela revista científica Psychological Science indica que fazer anotações com papel e caneta é melhor para memorizar os conhecimentos do que fazê-las nos computadores. Segundo a pesquisa, os estudantes que fizeram anotações no papel tiveram desempenho melhor nos testes realizados dos que usaram o notebook, mesmo que desconectado da internet.
A pesquisa foi realizada com estudantes das universidades de Princeton e da Califórnia. Em um dos testes, os pesquisadores exibiram uma palestra online a 65 alunos, dentre os quais alguns puderam utilizar o computador desconectado da internet, enquanto a outra parte utilizou papel e caneta. Depois de 30 minutos, os participantes responderam a um teste com questões sobre os assuntos da palestra.
Os alunos que usaram canetas registraram de 100 a 150 palavras a menos do que aqueles que digitaram o conteúdo. Porém, o grupo que utilizou o computador teve uma compreensão mais rasa do que foi apresentado. Acredita-se que um dos fatores para essa conclusão seja que esses alunos transcreveram tudo o que ouviram no lugar de refletir sobre o assunto e destacar apenas os pontos importantes.
Diante disso, a pesquisa mostra que transcrever algo literalmente ao invés de processar as informações e anotar o que é mais importante é prejudicial para a aprendizagem. Os pesquisadores também apontam que revisar o conteúdo antes de um teste também é benéfico para o aprendizado.
Fonte: Universia
A tecnologia trouxe muitas facilidades para as pessoas, inclusive na rotina acadêmica, nas pesquisas de conteúdos principalmente. Todavia, um estudo realizado pela revista científica Psychological Science indica que fazer anotações com papel e caneta é melhor para memorizar os conhecimentos do que fazê-las nos computadores. Segundo a pesquisa, os estudantes que fizeram anotações no papel tiveram desempenho melhor nos testes realizados dos que usaram o notebook, mesmo que desconectado da internet.
A pesquisa foi realizada com estudantes das universidades de Princeton e da Califórnia. Em um dos testes, os pesquisadores exibiram uma palestra online a 65 alunos, dentre os quais alguns puderam utilizar o computador desconectado da internet, enquanto a outra parte utilizou papel e caneta. Depois de 30 minutos, os participantes responderam a um teste com questões sobre os assuntos da palestra. Os alunos que usaram canetas registraram de 100 a 150 palavras a menos do que aqueles que digitaram o conteúdo.
Porém, o grupo que utilizou o computador teve uma compreensão mais rasa do que foi apresentado. Acredita-se que um dos fatores para essa conclusão seja que esses alunos transcreveram tudo o que ouviram no lugar de refletir sobre o assunto e destacar apenas os pontos importantes.
Diante disso, a pesquisa mostra que transcrever algo literalmente ao invés de processar as informações e anotar o que é mais importante é prejudicial para a aprendizagem. Os pesquisadores também apontam que revisar o conteúdo antes de um teste também é benéfico para o aprendizado.
Fonte: Universia