Em tarde de sol escaldante, nada melhor que uma atividade na piscina. E dessa vez, quem levou a melhor foi o Projeto Adolescer. O Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro (DRAMN-RJ) e a Área Recreativa Esportiva e Social de São Gonçalo (ARES-SG) ofereceram aos usuários, nos dias 3 e 4 de dezembro, respectivamente, aulas do projeto “Mergulhe Tranquilo”.
A atividade foi comandada pelo instrutor de mergulho Suboficial Nilberto, do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché (CIAMA). Durante a instrução, os jovens aprenderam diversas técnicas como natação equipada e flutuabilidade. “Com essas práticas, as crianças poderão ir à praia e piscina com mais firmeza”, atesta o Suboficial Nilberto.
Além da segurança na água, o “Mergulhe Tranquilo” proporciona oportunidade de crescimento profissional na carreira de mergulhador. “Em nove anos de atividades, nós já temos mais de 4 mil mergulhadores formados”, afirma o instrutor. Encarregado do Projeto na Penha (CMN), Marcolino afirma que as atividades também funcionam como um difusor dos ideais da Marinha do Brasil, que podem incentivar aos jovens a ingressar na carreira naval. ”Nós estamos aqui também para resgatar o amor à Marinha na Família Naval.
E alinhar isso a uma oportunidade profissional vai de acordo com a proposta do Abrigo do Marinheiro desde a sua fundação”.
Tais características são atrativos para que as aulas de mergulho sejam implantadas no Adolescer a partir de 2015. Atual Assessora do Projeto Adolescer, CF Rosangela Coutas, participou da aula experimental e se animou com a possibilidade de contar com o programa durante todo o ano. “Essas iniciativas podem despertar o interesse profissional dos jovens, além de contribuir para o bem-estar social deles”.