FlashMob, Quiz Interativo, espaço literário, viagens, pintura facial e muitos prêmios estiveram entre as ações do AMN para abrilhantar o evento
O outono se despediu em grande estilo, oferecendo um ensolarado 18 de junho as mais de três mil pessoas que compareceram à Casa do Marinheiro (DRAMN-RJ) para a 11ª edição do Festival Âncora Social. Promovido pela Diretoria de Assistência Social da Marinha (DASM), o evento contou com a expressiva participação do Abrigo do Marinheiro, que junto a diversas Organizações Militares e instituições parceiras, proporcionou um dia inteiro de confraternização, entretenimento, ação social e incontáveis benefícios.
Diversas autoridades da Marinha do Brasil marcaram presença no Festival, entre elas o ex-comandante da Marinha do Brasil, AE Julio Soares de Moura Neto; o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, AE Ilques Barbosa Junior, o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Leonardo Puntel, o Presidente do Conselho Deliberativo do AMN, VA (FN-RM1) Carlos Alfredo Vicente Leitão; o Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da MB, VA Marcelo Francisco Campos; o Diretor do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, CA Marcos Lourenço de Almeida; o Diretor de Assistência Social da Marinha e Diretor-Geral do AMN, CA Denilson Nôga; em sua maioria, acompanhados de suas esposas, que representavam o Departamento das Voluntárias Cisne Branco (VCB).
Para o DGPM, AE Ilques, uma das maiores benesses do Festival é proporcionar o fortalecimento de laços da Família Naval. “Além de vermos tudo que temos à disposição da qualidade de vida da Família Naval, é notória a união de diferentes Organizações Militares em prol desse bem maior. Sem falar na oportunidade de mostrarmos a quem amamos o lugar onde trabalhamos. Um momento ímpar de mostrar à Marinha a sua Marinha, pelo lado do seu maior patrimônio: nosso Pessoal e seus familiares”, ressalta o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha.
Entre as principais atrações do evento, estiveram a apresentação da Banda Marcial e do Pelotão de Ordem Unida do Corpo de Fuzileiros Navais, a Fuzibossa, Planetário Móvel, Minifazenda, demonstração de cães adestrados, serviços de estética e saúde, exposição do fã clube de Star Wars e Star Trek e a apresentação surpresa dos participantes do Projeto Adolescer, do DRAMN-RJ.
Enquanto o público se distraía com os serviços oferecidos pelos estandes, em um verdadeiro Flash Mob, a molecada invadiu a quadra e tirou o fôlego dos presentes com artes cênicas e muito hip-hop. “A ação foi possível graças as Oficinas de Teatro e Dança que nossos adolescentes têm vivenciado no Projeto. Nossos professores tiveram pouco tempo para prepará-los, mas a dedicação de cada jovem nos trouxe a esse resultado”, evidencia a Gerente de Projetos Sociais, Kátia Cilene, responsável pelo Adolescer, que também proporcionou pintura facial para crianças.
Principal patrocinador do Festival, o AMN foi representado por uma verdadeira praça de entretenimento e serviços. Além de dois estandes que traziam informações de todos os Projetos Sociais oferecidos à Família Naval, o Abrigo comandou um Quiz Interativo que testou o conhecimento do público a respeito da Associação. Após quatro rodadas, o vencedor foi o SO-CN(RM1) Jairo Magalhães dos Santos, que ganhou um fim de semana no Hotel Méditerranée. “Agradeço a DASM e ao AMN por ter me proporcionado uma estadia em Arraial, em uma das muitas promoções do Festival. Evento coroado de êxitos, que além de promover bem estar à Família Naval, contribuiu para divulgação e disseminaçao das amplas possibilidades oferecidas”, atestou o vencedor.
A auto-escola Rio de Janeiro, mais novo parceiro do AMN, também se fez presente doando uma Habilitação de Motorista para sorteio entre aqueles que visitavam os estandes do Abrigo. No entanto, o resultado fora anulado em razão do não comparecimento de muitos dos contemplados. “Se possível, nos faremos presente em evento futuro para realizarmos um novo sorteio”, afirmou Carlos Rodrigues de Paula, promotor da Auto-Escola Rio de Janeiro.
E o espaço AMN também foi um bom lugar pra ler um livro. O lançamento do Abrigo do Conhecimento, o mais novo projeto da associação que visa incentivar a leitura da Família Naval por meio de ações socioeducativas, foi um sucesso. Participantes tiveram a oportunidade de trazer um livro e trocar por outro, ampliando assim o acesso a informação.
Auxílio Jurídico, oficina de pinturas em crianças, balões de gás, fotos instantâneas por meio de cabine interativa, ecobags e kits escolares foram algumas das recordações que o público pôde levar do Abrigo do Marinheiro durante esta edição do Festival.
Diretor da DASM e do AMN, o Contra-Almirante Nôga se mostrou satisfeito com o resultado do evento: “Já estamos na 11º edição do Âncora Social, e graças a experiência dos profissionais envolvidos, a organização ficou um pouco mais fácil. Fico muito feliz de poder oferecer todas essas atividades e serviços para a Família Naval e realizarmos isso com um tempo maravilhoso como esse que está hoje", festeja o Almirante.