Em homenagem ao Dia do Escritor, comemorado no dia 25 de julho, foi inaugurado na última quinta-feira (28), nas instalações do Serviço de Assistência Social da Marinha (SASM), o Projeto “Abrigo do Conhecimento” do Departamento de Serviços Sociais do Abrigo do Marinheiro. Durante a solenidade, foi divulgado o nome do espaço do primeiro acervo de livros montado na recepção do SASM, batizado de “Espaço do Conhecimento” após votação realizada entre os convidados do evento.
Por meio de um "troca-troca" de livros, o Projeto visa desenvolver o acesso e incentivo à leitura da Família Naval disponibilizando uma estante literária nos espaços destinados à iniciativa. “Estamos começando com este acervo, mas temos a expectativa de disseminar e expandir o projeto para outras Organizações Militares daqui da área, onde há grande acesso de público. Assim, os livros circulam com uma velocidade maior, pois a importância da leitura e do conhecimento na vida dos nossos jovens é inquestionável”, ponderou o CMG (IM) Guimarães, Diretor de Serviço Social do AMN (DSS) e do SASM.
Essa proposta já conta com cronograma de atividades até dezembro, no qual mensalmente, uma ação fará referência a comemorações de cunho cultural. A Diretoria de Patrimônio Histórico de Documentação da Marinha (DPHDM) foi a primeira OM a fazer doações de livros, que também serão colocados nos assentos das recepções e salas de espera dos prédios de atendimento. “Sempre iremos divulgar essas ações na última semana de cada mês. A expectativa é de que o Projeto cresça de uma forma que a gente consiga muitos parceiros. Assim, estaremos propagados no 1º Distrito e dentro das OM, principalmente, em locais de atendimento ao público, para que essas recepções sejam ainda mais tranquilas e agradáveis. Às vezes o tempo de espera torna-se um pouco longo nos serviços de assistência da Marinha, e uma boa leitura traz um certo conforto em um momento de ansiedade”, explicou Tatiana Medina, Assessora de Projetos Sociais do Abrigo do Marinheiro.