No dia 12 de maio, alunos do Projeto Adolescer, do Rio de Janeiro e São Gonçalo, visitaram o Estádio Mário Filho, mundialmente conhecido como Maracanã. A atividade foi dividida em dois períodos, às 9h e às 13h30, com o intuito de contemplar os usuários dos dois turnos do projeto.
Desde que acertado o dia e local da visita, a expectativa tomou conta dos jovens e a ansiedade por conhecer o palco, que foi final de duas Copas do Mundo (1950 e 2014) e será sede da festa de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016, crescia com a proximidade da data. Durante a visita foi possível passear pelas mais nobres áreas do estádio, como a Sala de Estar, onde se encontra a Calçada da Fama. Por ali, estão registrados os grandes ícones do futebol mundial, como Pelé, Romário, Maradona, Zagallo, entre outros, além da estátua de Zico e Garrincha.
Além do salão, os alunos puderam explorar outras dependências do Maracanã, como as cabines de imprensa, vestiários dos atletas, camarotes e tribunas, inclusive sentar no banco destinado aos jogadores reservas e às comissões técnicas.
Toda a visita foi instruída por guias turísticos contando toda a trajetória do Maracanã, como os jogos mais marcantes, os artilheiros, recorde de torcedores em uma partida, entre outros fatores. Em suma, uma experiência que jamais será esquecida. Nem pelos colaboradores e muito menos pelos usuários do Projeto Adolescer. No entanto, o momento mais marcante, nitidamente expressado nos rostos dos jovens foi a oportunidade de pisar no gramado do estádio, onde vários ídolos do futebol desfilaram por todos os 64 anos de história.