Acordar com aquela sensação de estar com mais sono de quando foi deitar, com o corpo cansado, indisposto para começar o dia, faz parte da rotina de muitos brasileiros. Se esse é o seu caso, significa que essa é a hora de procurar um médico para fazer um check-up.
De acordo com o pneumonologista e presidente Associação Brasileira do Sono Geraldo Lorenzi Filho, estes podem ser alguns sinais de que o sono não está na qualidade ideal, ou seja, o corpo não está descansando o suficiente para repor as energias. “O sono é essencial para o organismo e as pessoas estão dormindo cada vez menos e cada vez pior”, comenta o especialista.
Lorenzi afirma que existe mais de 80 distúrbios do sono, incluindo apneia, insônia, narcolepsia, movimento periódico das pernas, entre outros. Para descobrir a causa do cansaço matinal, o médico reforça a necessidade de visitar o especialista e tratar a doença. “A apneia obstrutiva do sono é o distúrbio mais comum da população, causado principalmente pelo sobrepeso e obesidade. O problema tem tratamento, mas a maior parte da população segue sem o diagnóstico”, completa.
Entretanto, há alguns meios que podem melhorar o sono das pessoas. O quiropraxista Felipe Yoshio recomenda que evitar assistir televisão ou usar computador ou outro tipo de eletroeletrônico pode colaborar para uma boa noite de sono. “O ideal é reduzir o ritmo de tarefas uma hora antes de se deitar para que o corpo ‘desacelere’”. Outro método é a realização de atividades físicas, que é essencial para a qualidade do sono e, consequentemente, da saúde, mas o especialista alerta: “para quem tem dificuldade de dormir, é melhorar praticar exercícios na parte da manhã, pois o hormônio adrenalina – liberado durante o movimento – atrapalha a chegada do sono”.
Fonte: R7