Economizar recursos naturais é preciso, mas, no entanto, muitos consumidores só tomam consciência quando o abuso afeta a carteira.
Para evitar gastos excessivos, listamos 12 dicas que ajudarão a economizar nas contas mensais. São medidas simples, mas que podem contribuir para a redução das despesas e aumento do dinheiro disponível para poupança e investimentos.
Para que a conta não venha muito alta no final do mês – e também ajudar o planeta a ficar mais sustentável – é possível mudar alguns hábitos.
1. Use apenas lâmpadas fluorescentes
Embora o custo da compra seja maior, a economia em longo prazo compensa. As chamadas lâmpadas frias têm maior durabilidade e dissipam menos energia em forma de calor, gerando economia de até 80% em comparação com as incandescentes.
2. Quando for sair de um cômodo apague a luz
Parece óbvio, mas muita gente não faz. Evite o desperdício de energia, e ainda aumente a economia feita no fim do mês, adotando essa prática simples.
3. Aproveite a luz natural
Durante o dia, abra todas as cortinas e janelas. Além de iluminar o ambiente, sem ter de usar energia elétrica, ainda renova o ar da casa.
4. Use cores claras nas paredes e teto
Branco, gelo, marfim, etc. Com paredes e teto pintados nessas cores, o ambiente se torna naturalmente mais claro e favorece a reflexão da luz.
5. Compre eletrodomésticos que gastem menos energia
Eletrodomésticos são usados diariamente, alguns ficam ligados o tempo todo. Apesar de mais caros, produtos que consomem menos energia são mais modernos e geram economia a longo prazo. De preferência os que tenham o selo Procel de economia de energia categoria “A”.
6. Banhos mais curtos
Não é necessário abrir mão do conforto de um bom banho quente, mas para economizar, você pode diminuir seu tempo de chuveiro. Com isso, você gasta menos água e dependendo do sistema de aquecimento, gás ou luz.
7. Feche torneiras e chuveiros nos intervalos de uso
Uma torneira aberta despeja, em média, 9 litros de água por minuto, já o chuveiro chega a consumir 25 litros em 1 minuto. Água limpa não é um recurso que podemos desperdiçar. Economize fechando o registro enquanto se ensaboa, faz à barba, escova os dentes ou lava louça.
8. Use o ferro de passar só em último caso
Qualquer aparelho que tenha a finalidade de transformar eletricidade em calor apresenta um gasto maior. Para economizar tempo e dinheiro, pendure as roupas molhadas em cabides, de modo a diminuir o amassado proveniente da lavagem. Se for necessário usar o ferro, aproveite para passar grandes quantidades de roupa de uma só vez.
9. Evitar produtos descartáveis
Produtos descartáveis devem ser evitados a todo custo, pois são os grandes responsáveis pelo aumento do volume de lixo que geramos. Seu uso tão breve não justifica seu enorme custo ambiental.
10. Transporte
Ir de carro para o trabalho proporciona um maior conforto, porém, muitas vezes, aumenta os gastos. Calcule a quilometragem e veja se realmente compensará fazer uso do veículo ou do transporte público, ou simplesmente caminhe. Caso opte por seguir este último, estará fazendo um bem para sua saúde e dependendo do calçado sairá mais barato também.
11. Compras na feira ou mercado
Organize-se de maneira que as compras sejam feitas semanalmente ao invés de mensalmente, e evite o disperdício de alimentos e consuma-os mais frescos.
12. Comprometimento familiar
Por último, e não menos importante, comprometimento familiar. Pouco adianta você estar disposto a economizar se o resto dos moradores da casa não estiver com o mesmo objetivo. Explique porque eles devem se esforçar para diminuir o consumo de água, luz, gás, telefone e também mostre qual será o destino do dinheiro poupado.