PROJETO DISCUTE CHEGADA DA ADOLESCÊNCIA


06/07/2016 17:08:23

A fase das maiores mudanças, da intensidade de tudo e dos primeiros conflitos, representa também, para muitas famílias, um sutil distanciamento entre pais e filhos. Na infância, os pais eram tudo. Agora, outras pessoas ganham patamar de “pessoas mais importantes do mundo”. Reconhecendo a importância desse momento no contexto familiar, no dia 3 de junho, a gerência do Projeto Adolescer reuniu, no Rio de Janeiro, pais e responsáveis dos participantes para a palestra “Diálogos em educação: equilibrando a família com a chegada da adolescência”.

Ministrada pela psicopedagoga Maria Goretti, a palestra aconteceu na parte da manhã com o grupo que frequenta o projeto na Área Recreativa e Esportiva em São Gonçalo, e na parte da tarde no Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro, nas instalações da Casa do Marinheiro. “Foi ótimo perceber o quanto esses pais querem acertar na formação de cidadãos do futuro. Muitos adolescentes se distanciam dos pais e começam achar que já sabem tudo, que os pais estão querendo se intrometer na vida deles. E encontrar o caminho para que essa ponte não se perca é fundamental, afinal, é na adolescência que tomamos decisões que influenciam o resto da nossa vida”, observa a psicopedagoga experiente na área clínica com adolescentes.

Gerente de Projetos Sociais do DRAMN-RJ, Katia Cilene entende que o Adolescer não seja um projeto só para o adolescente, mas para toda a família. “Visamos estimular a autonomia e a consciência crítica por meio de atividades participativas e o envolvimento dos pais ou responsáveis é vital para a solidificação do conteúdo apresentado”, evidencia a Gerente, sendo ratificada pelo Assessor Administrativo Ednaldo Gomes: “Entendemos que a educação ultrapassa os limites do projeto/escola, o que torna a família, parte fundamental na educação dos jovens, devendo, inclusive, participar do planejamento de nossas atividades pedagógicas”, avaliou o pedagogo que atua na rotina administra do Adolescer em São Gonçalo.

Nos dois instantes em que aconteceram a palestra, em especial para o momento aberto para questionamentos particulares, foi nítido o envolvimento participativo dos pais. Perguntaram, trocaram experiências vivenciadas na educação de seus filhos, deram testemunhos com exemplos de seus filhos, aprenderam e ensinaram. “Ficou evidente que estamos no caminho certo e que podemos contar com a participação de todos em nossa luta diária por um Projeto Adolescer cada dia melhor”, reiterou Ednaldo.

 

 

 

 

 

 

 

                  Pais e responsáveis na ARES-SG                                                              Pais e responsáveis no DRAMN-RJ

Facebook

AMN Matriz - R.Teófilo Otoni, 52, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro. CEP: 20090-070 | Tel.: (21) 2233-7003 / 2233-0679