PROJETO UTILIZA DANÇA PARA INCENTIVAR JOVENS A SONHAR


11/04/2016 17:07:14

As mãos pra cima, cintura solta, dá meia volta e... ops! Será que estamos mesmo no Projeto Adolescer? A resposta é sim! Em uma terça-feira bastante animada, o projeto social do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro no Rio de Janeiro recebeu a professora Cássia Wood, formada em Dança e Fisioterapia, que colocou a garotada pra balançar por meio de uma das principais artes cênicas desde a antiguidade: a dança. Realizada no último dia 5 de abril, a ação fez parte das “Oficinas de Interesse”, atividade que pretende desenvolver a autoestima da garotada, promover a socialização e fortalecer vínculos entre usuários e colaboradores do projeto.

Sendo realizada nos dois turnos, a Oficina começou com os adolescentes tímidos, o que não durou nem o período de aquecimento feito pela professora. “A galera estava meio travada, mas foi tão legal que até os mais tímidos se divertiram”, conta o jovem Jonathan, de 14 anos. Em toda atividade, os usuários passearam por ritmos como zumba, salsa, hip-hop e funk. “Em cada rostinho, enxerguei a esperança de um mundo melhor. Eles querem chegar a um lugar. No início, estavam tímidos, mas depois de uma motivação, se mostraram plenamente abertos ao aprendizado. É o que eles precisam: Gente motivada que os leve para frente. Isso vi aqui” declarou a professora Cássia ao final da experiência.

Cássia também contou aos adolescentes que sua mãe recebeu dos médicos o diagnóstico de que sua filha não poderia andar. Exatamente por isso, seus pais decidiram inscrevê-la no ballet. “Para quem não podia andar, viver da dança é mesmo um sonho realizado. Exatamente por isso, sonhos não podem ser abandonados. É preciso lutar e contar com a ajuda de pessoas que querem sonhar junto com a gente. Percebi isso aqui no Adolescer. Cada colaborador tem amor nos olhos para dividir com vocês. Aproveitem”, discursou a professora, arrancando aplausos dos presentes.

De acordo com a Gerente de Projetos Sociais do DRAMN-RJ, Kátia Cilene, experiências como essa vão continuar: “Com a proposta do nosso trabalho, queremos capacitá-los, trazer qualidade de vida e no geral, ajudarmos na formação de cidadãos do futuro. Não queremos um espaço para passar um tempo e ir embora. Queremos algo a mais”.

O Adolescer é um projeto social do Abrigo do Marinheiro que oferece atividades esportivas, educacionais e socioculturais aos dependentes de Militares, Servidores Civis, ativos e inativos e Pensionistas da Marinha. O objetivo destas ações é estimular o desenvolvimento cultural e social no contraturno escolar. Realizadas por profissionais capacitados, as atividades ocorrem de segunda a sexta, nos turnos da manhã, de 08h às 11:30h e à tarde, de 13h às 16:30 nas instalações da Casa do Marinheiro - Penha, e na Área Recreativa e Esportiva de São Gonçalo com atividades gratuitas, que incluem alimentação e uniforme, o Projeto ainda oferece oficinas de Português, Inglês, Matemática, Informática e Esportes diversos.

Conheça melhor o Projeto Adolescer clicando aqui.

Facebook

AMN Matriz - R.Teófilo Otoni, 52, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro. CEP: 20090-070 | Tel.: (21) 2233-7003 / 2233-0679